Malditos cartunistas

Uma das coisas legais de se morar no Rio de Janeiro são alguns festivais e eventos que as vezes tem proporções grandes (como a Comic Con no Rio, a Flip em Paraty e até o RockinRio, Festival de Cinema, etc.) e outros pouco divulgados e voltados a um público bem especifico (Este ano fui a ComicKong, um evento de quadrinhos bem menor aonde estava presente o desenhista regular do Thor – Oliver Coipel, muito simpático e que sabia várias palavras em português). Outros exemplos são : Festival de Cinema conteporaneo francês que ocorreu agora em junho ( do qual não compareci), um festival dos grandes mestres das animações japonesas que está ocorrendo agora, e por ultimo, um festival de filmes íbero-americanos que estava presente em vários centros culturais no rio, do qual compareci ao documentário-comédia intitulado de Malditos Cartunistas.

Digo comédia porque o filme conseguiu arrancar grandes gargalhadas do publico presente, com entrevistas com Adão, Angeli, Laerte, Allan Sieber, Andre, Dahmer, Chiquinha, Jaguar, Mauricio de Souza, Ziraldo, Reinaldo ( do Caceta e Planeta) e assim por diante. Temas como machismo, ditadura, diferenças criativas, anos 80 e 90, grandes autores como Crumb, cultura pop em geral foram debatidos parte por parte pelos autores neste documentario que durou cerca de 90 minutos, que a gente não vê passar, tamanho a descontração que cada autor nos proporcionou.  Quem fez mais sucesso foi o Ota nos ensinando em poucos minutos como fazer uma tira bem sucedida, isso ele tendo que enviar a tira a revista faltando apenas 8 minutos para fechar o dia.

Uma boa pedida para o pessoal da tarja preta que produziu essa preciosidade que uniu gerações de cartunistas do Brasil, só faltou o Millôr no meio e mais alguns poucos artistas gráficos, principalmente dessa nova geração que apareceram com a internet, mas bom, para os heróis que criaram esta preciosidade sme nenhuma ajuda do governo ou de instituições privadas (estas que adoram publicar estes mesmos cartunistas, né FOLHA?) podemos deixar isso para um próximo documentário, né?

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Malditos cartunistas”

  1. andre iosolini Says:

    Oiii, firmeza ?
    cara eu gostei muito de alguns desenhos teus, principalmente das caveiras… e eu tô fazendo umas camisetas mais ou menos naqueles estilos.. se tu quiser conversar melhor me add no msn..
    sk8slip7@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: