E a Injustiça dos Vingadores?

Queria ser mais um dos sites a publicar uma noticia vinculada aos vingadores, nem que seja uma crítica, mas tem tanto saite fazendo isso que dá até preguiça, aliás, se fala tanto (e tão bem) dos Vingadores que até dá preguiça de falar sobre. Aliás, acho que o único site com uma critica negativa sobre o filme foi a deste site: http://www.brainstorm9.com.br/29597/entretenimento/os-vingadores-quando-a-criatividade-e-a-imaginacao-viram-producao-em-massa/ , e sinceramente considerei ela bem ruim, digo, o autor além de conhecer pouco dos heróis, se contém em comparar os Vingadores aos filmes dos Transformers. Não que seja algo de pouca comparação, mas uma coisa é um filme com um roteiro raso e mal aproveitado, outro é um filme que até tem alguma coerência em suas ações como os vingadores.

Para criticar o filme dos Vingadores temos que quebrar algumas barreiras e pensar diferente. É muito fácil dizer que o filme explora demais explosões, cenas de ação desenfreada, confrontos de heróis que segundos depois estão juntos contra outra ameaça e até a piadas que quase todas engraçadas mas várias com clichê ( talvez a pior seja naquela hora que o Capitão América aparece em cima de um carro, todo picudo dando ordens e alguns policiais duvidam de sua autoridade, após ele peitar alguns ets os policias acatam as ordens dele sem demora foi talvez a piada mais irritante…), para falar algo sobre os vingadores, e ver seus aspectos negativos, temos que analisar algumas coisas mais séries, a primeira dela seria talvez a injustiça que envolve tantos criadores de quadrinhos, esta envolvendo talvez o mais conhecidos dos criadores e ainda mais de desenhistas que seria o Jack Kirby ( eu como já fiz aulas de quadrinhos sei como Kirby é uma referência para a gente como também sua arte serve de base para estudos, e sim, eu já fiz aulas de quadrinhos ) . A velha treta que envolve Jack Kirby X Marvel é antiga e entendo quando Alan Moore não processa a DC pois isso levaria ao tribunal seus herdeiros, pois é realmente isso que acontece com a família de Kirby, após contratos nos quais a única favorecida é a Marvel Kirby começou um processo que dura até hoje depois de sua morte, não quero prolongar este assunto que falei por aqui antes, mas só vou aproveitar para indicar esse texto de André Forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2012/04/27/os-vingadores-x-jack-kirby-justica-na-tela-injustica-na-vida-real/ que ele dá alguns exemplos do contrato de Kirby. Pessoalmente achei uma P*** falta de sacanagem o responsável pelo que conhecemos hoje como Capitão América nem ser lembrado no filme. Digo ainda que por muitos anos fui fã de quadrinhos em geral, hoje sou muito mais seleto, e se for citar um exemplo disso, seria com as histórias da Marvel que merecem muito cuidado ao ser analisadas hoje em dia. Aliás, sem querer me focar muito nesse assunto se formos notas desde A Queda nunca mais tivemos uma boa fase dentro da editora, salvo o próprio Whedon que escreveu X-Men. Quando a marvel percebeu que não conseguiria os mutantes de volta tratou de investir nos vingadores de uma maneira nunca antes vista. Ai temos tantas megassagas totalmente voltadas a vendas e com pouca criatividade. Exemplos? World War Hulk, Hera heróica, a saga dos Vingadores Sombrios e até a guerra secreta.
É triste ver, mas também os Vingadores é um filme voltado para crianças. O interessante é notar que se baseia em, uma história nem um pouco infantil ( Os Supremos Vol. 1, até os alienígenas tem o mesmo nome ). Está tudo lá! Mas o carater escroto do capitão foi trocado pelo mesmo das HQs, sem contar os temas adultos, talvez o que mais tenha me causado uma sensação estranha no cinema seja a falta de sangue no filme. A melhor cena sem dúvida é a aparição de Thanos no final.

Outro ponto negativo do filme, mas isso também já falei por aqui no minimo 2 vezes é de que talvez o filme não passe no quesito do Bechdel Test. Não sabe o que é? Bom, Bechdel é uma cartunista americana que criou regras simples para indicar se um filme é bom ou não. Apesar de achar que muitos filmes são bons e não se aplicam nela, valem pelo espanto de ver que a maioria das produções americanas são machistas. Quer saber quais são as regras? O filme ter no minimo duas personagens femininas. Segundo: que elas falem uma com a outra, terceiro: que seja de alguma outra coisa que não homens. Talvez os vingadores passe na primeira regra do teste, mas de maneira nenhuma ela passa no segundo ou no terceiro item da singela lista. Isso faz dos Vingadores totalmente machista? Talvez sim, talvez não. Gostei muito da personagem da Scarlett, sou fã da Viúva mas sempre achei a sexualização da personagem muito desnecessária, do tipo “ah, ela só é uma espiã! não tem super poderes nem nada do tipo, então que tal ela ser totalmente gostosa e usar uns decotes?”, mas que caiu como uma luva na Scarlett. Achei ridicula a matéria da revista Vip na qual ao citar um filme que ela fez aos 14 anos veria apenas um de seus talentos! Gosto muito dela, principalmente como atriz, depois pela sua beleza, que de fato, a Scarlett é muito bonita, mas só isso! Não consigo entender essa mania de querer transformar ela em uma Deusa… mas tudo bém, a Vip é uma revista imbecil assim como a Playboy. Vale lembrar também que apesar dela ter aparecido em Homem de Ferro 2 praticamente não há interação da personagem com Tony Stark neste filme, mas também este não seria o primeiro filme da Marvel feito praticamente por garotinhos na produção, direção e roteiros, além é claro da publicidade! Vale lembrar de que em quase todas as fotos que sairam antes do filme a Scarlett estava de lado ou de costas, mostrando a bunda, acho ridículo a única representante mulher no filme ( fora a pequena participação de Maria Hill) ser simplificada a esta campanha publicitaria. Acho que se tem algo que precisava ser falado de negativo envolvendo o filme seria estes pontos básicos citados acima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: