Uniformes Sexistas dos quadrinhos.

Se tem um site que consegue me fazer rir em qualquer lugar é o cracked.com, com humor inteligente e muito bem escrito, resultado de pesquisas detalhadas. Essa semana li um post muito bacana no site, apontando os 5 uniformes mais sexistas dos quadrinhos, já falei sobre o machismo e outros preconceitos que existem nos quadrinhos antigamente e nos dias de hoje aqui no blog, na minha opinião se você quer ver mulheres usando roupa minusculas deveria usar sua grana com revistas da playboy ou alugando filmes pornôs na internet. Aliás, há produtoras que estão lançando filmes nesse segmento. Temos ai Batman a XXX Parody, há outras versões do Superman, Mulher Maravilha e outros heróis.

A tara dos homens pelos uniformes de super-heroinas não vem de hoje, se a gente pegar Watchmen como exemplo, veremos que Alan Moore já ironizava o assunto quando criou a Silk Spectre, aonde a heroina realmente usava uma espécie de Maiô com uma roupa transparente por cima. Tendo tantas fontes para alimentar os tarados fãs da Marvel e da Dc, ainda fico espantado de como hoje, alguns artistas criam uniformes aonde o que menos prevalece é o bom gosto. Me pergunto se algum já pesquisou algo sobre moda antes de criar uniformes como os da “Poderosa”, aliás, vendo os “design” que Jim Lee criou para a reformulação da DC foi a completa certeza de que muitos denhistas em quadrinhos não tem noção do ridículo.

Bom, depois de malhar a personagem da poderosa, nosso amigo postador do blog segue descrevendo outra personagem da DC, a Estelar. Gosto muito da personagem dos jovens titãs, dos anos 80. Aparentemente ao reebotar essa personagem a Dc resolveu sexualizar ela ao extremo. Eu sinceramente não ligo para a personagem conduzir “relações em aberto”, mas a apelação para os punheteiros de plantão está muito forte. Cara porque a Dc não lança logo a sua linha de Quadrinhos pornôs? A warner poderia até lançar um carnal com o tema. Se ja usam Big Bang Theory para divulgar esses heróis imagina num canal pay per view!

Seguindo para a terceira posição do Top, que não seria um top sobre uniformes sexistas se em algum momento a mulher maravilha não estivesse citado nele. Acho que quase todos os uniformes da mulher maravilha tem um apelo exageradamente sexual. Tirando a jaquetinha e essa nova versão que está saindo pelo Brian Azzerello no reboot. Mas ai o autor do post, escorrega ao confundir em algumas imagens a Diana com a antiga namorada do lanterna verde, Carol Ferris, mas ai tem uma explicação da semelhança entre a mulher maravilha e a safira estelar(é este o nome?) e o em questão é referente ao uniforme que a mulher maravilha ganhou quando se tornou uma lanterna safira ( é isso? Desculpe amigos, parei de ler na guerra dos lanternas verdes contra os amarelos). O maior poder da lanterna safira é o Amor. É claro que o batman ou o superman não poderiam usar rosa né? Então acaba sempre sobrando para a mulher do grupo ter o poder mais inútil de todas as outras cores (Enquanto amarelo inspira medo e vermelho é raiva por exemplo).
Já o segundo lugar fica com outra mulher que não poderia faltar. Essa é Susan Richards, a mãezona do quarteto, no qual seu filho que existe a pelo menos 30 anos nunca saiu dos 10. A Sue já teve uniformes ridiculos nos quadrinhos, o comentado é aquele no qual o 4 do quarteto ao invés de ser estampado no uniforme é cortado aonde podemos ver seus seios. Não tem como não comparar com o uniforme da Poderosa, se você for analisar muitos super-herois carregam seu simbolo em seu Peito. Temos ai homem aranha, super-homem, Batman, Lanterna Verde, etc. Tanto a Poderosa como a Mulher-Invisivel tem em comum ser mulheres, logo, para que mostrar simbolos se podemos mostrar decotes? Li uma edição antiga da editora abril, aonde em uma história a Mulher invisível vai até um programa de radio aonde a entrevistadora é uma feminista. John Byrne trollou todo movimento feminista transformando a personagem em uma mulher aonde tudo que ele falava seria um argumento contra o rebaixamento da mulher contra os homens. TUDO. Não é atoa que os leitores de quadrinhos em geral são machistas que consideram quadrinhos apenas para homens. Essa história foi só um exemplo de inúmeras outras. Quando a feminista ( sem nem comprimentar Sue direito) diz “então você adotou o nome de seu marido?”, Sue diz que o fez porque o ama não tem muito argumento tanto na pergunta quanto na resposta.

Só não concordo com a posição final apontada pelo autor do post, do namor ficar com primeiro lugar, antes dele tem ai um número imenso de herois e vilãs em historias em quadrinhos com uniformes escrotos. Mas se for analisar que o autor quis ser original ao apontar o fato de que todo homem se vestiria como o namor se tivesse um superpoder fica fácil entender o porque escolheu ele. Se formos analisar, o uniforme realmente é ridiculo, vamos ver, você vem do mar, uma população de atlantis, não sei como pessoas no fundo do mar usariam roupas, se em um mundo desenvolvido na agua eles teriam vergonha ou não. Até entendo o namor vestir a tanguinha para interagir com os humanos. Mas ai não poderia vestir algo com mais roupa? Digo, “vou usar uma cuequinha para ficar de acordo com os humanos, mas serei ruim o bastante para usar só ela e mais nada, pois sou um vilão e quero deixar todos constrangidos”.

Em tempo: enquanto termino esse post vejo que uma outra polêmica envolvendo sexismo finalmente caiu em sites que evitam falar sobre o assunto, aparantemente, mais uma mula que nunca estudou um pouco de anatomia(sim, EU estou criticando desenhos agora) fez uma capa de uma edição com a mulher gato aonde a proporção é algo fora do comum,  o efeito “brokeback” aonde heroinas são desenhadas em pose aonde o desenhista tenta expor tanto a bunda quanto os seios dela. Um mestre nisso é o Jim Lee, o japa tarado conseguia colocar a Psylock pulando nas poses mais inexplicaveis dos quadrinhos.

Não sei o quão prático é criar sair para roubar casas usando uma calcinha atolada no brioco, mas tudo bem.

Você pode ler o artigo integral do site aqui.

Para não encher o post de imagens, algumas anexei como link no post, então se vocês quiserem ver alguns dos uniformes é só clica no nome das personagens.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: