Palestina – Joe Sacco.

palestina-joe-sacco

Este álbum foi responsável por tornar Joe Sacco um nome mundialmente conhecido nos quadrinhos, e também por ser considerada por muitos como a obra que inaugurou um gênero novo nos quadrinhos, o chamado Jornalismo em quadrinhos.

Hoje em dia quando quero saber a verdade sobre determinado assunto, consigo isso facilmente, basta uma pesquisa rápida pela internet e em pouco tempo é possível encontrar algum site que fale a verdade sobre determinado assunto, e não a mentira que sempre é contada quando assistimos a televisão ou tentamos ler os Jornais. No inicio dos anos 90, esse tipo de informação não era tão fácil ser adquirida, acho que esse é o principal mérito no gênero de Jornalismo em Quadrinhos. Sem precisar de muito, você consegue produzir um material brilhante.

Entre 1991 e 1992 foi isto que Joe Sacco fez, com entrevistas a Palestinos e Israelitas, mostrou fatos do que realmente acontece naquela área dentre Palestina e Israel. Conforme iniciei a leitura, percebi que o autor mudou sua perspectiva sobre os Palestinos, e a minha visão sobre esse povo mudou também, e muito. De uma maneira brilhante, as histórias de Palestinos são contadas e descobrimos que a verdade sobre aquele local é muito mais complicada do que imaginamos.

Existe é claro terroristas e fanáticos religiosos no solo Palestino, mas é uma minoria muito pequena que se esconde atrás de civis desprotegidos, sem chances de defesa, esse tipo de coisa piora com o abuso constante de forças de Israel no solo Palestino, cada vez mais tomando terreno deles, a força. Os chamados colonizadores, são Judeus civis que tem permissão de Israel para invadir solo Palestino com armas de fogo, é um absurdo a gente descobrir o que eles conseguem fazer, sem receber nenhuma punição pelos seus atos.

Como eu disse no post sobre Derrotista, Joe Sacco consegue fazer um detalhismo na arte que beira ao ABSURDO. O cara realmente manda muito bem, aquela página dupla toda detalhada sobre a Faixa de Gaza merecia um prêmio.

Este álbum é extramente recomendado para qualquer pessoa fã de quadrinhos que está cansada de ler as mesmas historias sobre Super-Heróis que nunca foram ajudar os Palestinos, ou nunca sequer foram até Israel.

gazain1

 

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: