Readings: Os encardenados da editora Savat, ou Porquê os X-Men tem bastante material bom.

2953592-astonishing-x-men-1-100kTenho comigo o segundo volume, de 60, dos encadernados da editora Savat, sobre aval da PANINI, aonde pretende lançar algumas das principais sagas da Marvel por um preço acessível (29,90 a edição, com capa dura e algum material extra), poderia ser uma espécie de introdução para os jovens e velhos que estão começando a ler quadrinhos agora, e de fato, é.

Apesar da coleção ser relacionada apenas a Marvel, não contendo obras da DC, existe nas edições histórias memoráveis dos personagens desta editora, não ficando apenas presa as sagas novas, que são as primeiras edições da coleção, trazendo X-men de Joss Whedon, Homem-Aranha e Thor de Straczynski ou os Vingadores de Bendis. Haverá também Marvels, com ilustrações de Alex Ross, a Queda de Murdock, de Frank Miller, o inicio da saga do Justiceiro pelas mãos do Garth Ennis, a Morte da Fênix negra por Chris Claremont, entre outros diversos, pode ser conferido aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Official_Marvel_Graphic_Novel_Collection .

Acho interessante observar que a ordem de lançamento das Graphic Novel foi invertida em algumas edições no Brasil. Enquanto foi divulgado apenas a ordem dos quatro primeiros: “Espetacular Homem-Aranha, de volta ao lar”, “X-men – Superdotados”, seguido de “vingadores a queda” e depois “Thor, Renascer dos Deuses”, no exterior a ordem em geral foi logo no segundo volume a saga da Fênix negra, Homem de Ferro Extremis e Os Supremos. Mas essa mudança na ordem é justificada por alguns aspectos: A mudança para um arco mais novo dos X-men a ganhar o encadernado pode atrair tanto o publico que gosta das HQs como um Publico jovem, pois o próprio design e tema da HQ tem poder para chamar este publico, sem decepcionar os mais velhos, já a saga de Thor, renascer dos Deuses substitui Iron Man Extremis por diversas razoes, uma delas é que Iron Man Extremis vai ganhar um encadernado de Luxo pela Panini por um preço bem mais caro neste mês. O segundo foi que a Panini já lançou alguns encadernados do Homem de ferro decorrente do filme, que sempre aumenta as vendas de HQs dos personagens, e como o próximo filme do Thor está para sair em pouco tempo (agora em novembro), nada mais justo que ter um encadernado do personagem nas bancas para quem quer conhece-lo. Já quanto a troca de Os Supremos por vingadores a Queda também pode se dar ao fato de termos 2 ótimos edições dos supremos nas livrarias, com um preço alto, mesma coisa não podemos dizer do livro de A Queda, que se não me engano, não foi tão bem de vendas.

Enfim, apesar de ser a cada 2 semanas, aumentando o custo dos fãs de quadrinhos em 60 reais mensais, estes encadernados valem a pena, muito mais do que acompanhar sagas como “Vingadores X X-Men”.

imagesNa última edição, “Surpreendentes X-men: Superdotados“, seguindo o que vai ser comum a todos os encadernados, colocando subtítulos infelizes nas edições, fica apenas nossa atitude em ignorar ou não o subtitulo, temos os X-men sobre o comando de Joss Whedon e John Cassaday. Joss Whedon é conhecido no mundo da cultura POP por ser o criador de Buffy e Firefly, além de ser indicado ao oscar pelo roteiro em Toy Story, e ser o diretor de Vingadores, fez um enorme sucesso em Surpreendentes X-men, com um roteiro mais aventuresco e pé no chão, dando um destaque a personagem Kitty Pride. Antes de Joss Whedon, Grant Morrison estava no comando dos X-men, trazendo os mutantes em uma boa fase, com roupas de couro, influenciado pelos filmes dos X-Men e histórias adultas e violentas, como o caso de Ciclope com a Emma Frost ou o genocídio de Genosha. Além de trazer forte elementos de cultura Pop para os X-men, sua fase fez com que as histórias dos mutantes chegassem a um novo patamar, mudando totalmente o destino dos heróis.

Enfim, logo de cara Joss Whedon trás de volta os uniformes coloridos e coloca os X-men, agora diretores e professores da escola Xavier, em rota de colisão com os acontecimentos do mundo novamente, para salvar o planeta ou reféns de um lunático.

Segue então após 25 edições, a saída de Joss Whedon e John Cassaday para a entrada de Warren Ellis e Simone Bianchi, aonde leva os X-men a morar em São Francisco, sede aonde tudo teria a ver com eles, pois é conhecida por ser a cidade mais libertária e progressista dos Estados Unidos, ficção cientifica e boas histórias continuaram a ocorrer, porém más decisões editoriais (gosto de pensar na intervenção dos editores), trocaram o ótimo artista, e modificaram as histórias. Enfim, vale lembrar que todos esses escritores contribuíram para o legado de Chris Claremont, Len Wein e John Byrne, todos ótimos autores que tomaram a iniciativa nos anos 70 em transformar os Mutantes em representantes das minorias, como as raciais e sexuais,

Vale lembrar que a primeira reformulação da equipe a transformou na primeira equipe de heróis aonde tínhamos personagens de diferentes nacionalidades, trocando assim os cinco personagens originais que mais pareciam ser descendentes ítalo-americanos e irlandeses por personagens como Wolverine, que era Canadense, Noturno, que era Alemão, Colossus que era Russo(isso em plena guerra fria!), Tempestade, descendente de uma queniana e um americano, Pássaro Trovejante, um Índio, Solaris, do Japão, e Banshee, Irlandês.

Com o discurso “Eu tive um sonho” de Martin Luther King sempre presente nas palavras do professor Xavier, aumentou em muito, pois os mutantes além de sofrerem preconceito por ser diferentes, também sofreram um genocídio na fase do Grant Morrison, teve uma alternativa de cura para sua doença na fase de Joss Whedon, que não era tao simples assim como aparentava, algo no qual podemos até fazer uma comparação com a cura gay, oferecida por deputados evangélicos e católicos no Brasil, e foram acolhidos na fase de Warren Ellis pela cidade mais libertária dos Estados Unidos.

Infelizmente, más decisões editoriais transformaram Ciclope, Emma Frost, Colossus, Illyana Rasputin e Namor em forças vivas da fênix e ajudaram a transformar os mutantes nos anos 90 novamente, aonde Jim Lee queimava nossos olhos com poses nada heroicas, e sim sexuais, dos heróis.

70's X-Men

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: