Alguns livros de ficção/fantasia que vale a pena ler.

filhosdeanansi

Perguntaram-me sobre livros de fantasia e ficção que eu indico, não estou por dentro desse gênero em específico, mas segue alguns autores e livros que considero essenciais:

Neil Gaiman – Autor de Deuses Americanos e Os filhos de Anansi, ótimo escritor que se distanciou muito dos quadrinhos para se dedicar a literatura, o que é ruim, pois é um ótimo roteirista, mas se mostrou um ótimo escritor de livros, tanto que lançou diversos títulos que tem vendido bem, entre eles livros infanto-juvenis que faz até um adulto sentir medo, como Coraline.

Deuses Americanos é um bom lugar para começar, Gaiman criou em Sandman um conceito de  Deuses urbanos que vivem no nosso mundo atual. Esses Deuses, outra hora grandiosos e poderosos perderam boa parte de sua força devido à descrença neles. Gaiman se baseia em uma ideia específica no qual o poder de um deus é medido pelo que acreditamos neles. No livro o protagonista é Shadow, um filho de Odin bastardo que é recrutado pelo pai como guarda costas.

Os filhos de Anansi se ambienta nesse mesmo universo, mas com protagonistas diferentes, nele acompanhamos Fat Charlie, um adulto que enquanto criança sofria bullyng de seu pai. Acontece que o pai dele morreu e Charlie vai aos poucos descobrindo que seu pai é o Deus-Aranha Anansi. Apesar de Deuses Americanos ter um plot mais legal, Filhos de Anansi é mais maduro, focado no humor, mas acho que vale a pena vocês lerem os dois.

Neil Gaiman escreveu vários outros livros depois desses, mas ainda não tive a oportunidade de ler, o que é triste. Ele escreveu “Belas Maldições” com Terry Pratchett, que não pude ler, pois o livro além de difícil de encontrar sempre custou muito caro, mas falando em Terry Pratchett esse é outro autor de fantasia e humor infalível.

Em seus livros, da série Discworld, ele satiriza Senhor dos Anéis e outros livros conhecidíssimos de fantasia e aventura medieval!

Ótimo escritor, ainda me lembro do primeiro livro que li dele:

fabulosomauricio

“O fabuloso Mauricio e seus Roedores letrados”, sobre um gato que lidera um grupo de ratos inteligentes aonde eles dão golpes nas cidades satirizando a historia do Flautista de Hamlin, história compilada pelos Irmãos Grimm, na qual um Flautista acaba com uma epidemia de ratos hipnotizando-os e os afogando num lago, é um livro muito divertido, vale a pena leitura para entrar no universo de Terry.

Já o livro introdutório para minha pessoa, não que seja o primeiro que eu li, mas que eu gostei bastante e marcou minha adolescência (li com meus 13 anos), foi o Mundo de Sofia. Pode ser longo, mas ele acerta porque consegue explicar diversas bases da filosofia, como uma espécie de guia nessa ciência.

Basicamente estes são meus livros favoritos na área, não sou um grande apreciador de fantasia, mas queria não me ater a Harry Potter, Senhor dos Anéis, Guerras dos Tronos entre outros hypes.

Anúncios

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Alguns livros de ficção/fantasia que vale a pena ler.”

  1. King Dog Says:

    Sensacional como sempre. Esse texto foi de uma ajuda muito grande. Obrigado!

  2. Luiz Carlos Junior Says:

    Eu tenho os 3 livros citados do Neil Gaiman até mesmo o Belas e precisas Maldições, que por sinal é ótimo!!! parabéns pelo texto muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: